quinta-feira, 5 de abril de 2012

Os Espectadores de Jesus

Autor: Pr.Marcílio Gomes Marinho

"Então os soldados encarregaram-se de Jesus. Levando a sua própria cruz, Ele saiu para o lugar chamado Caveira ( que em aramaico é chamado Gólgota); Ali o crucificaram, e com Ele dois outros, um de cada lado de Jesus." Jo 19.18,17


Os discípulos testemunhavam a respeito de Jesus. Pedro afirmou que "não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos" At 4.12. E muitos foram que presenciaram e viveram as maravilhas realizadas por Jesus, mas alguns não pronunciaram e não externaram sua gratidão a Jesus.
Pedro era discípulo de Jesus, havia participado da pesca maravilhosa relatada em Lucas 5; presenciou a maravilhosa cura de uma mulher que padecia com hemorragia (Lc 8.45); da bênção da 1ª multiplicação dos pães e peixes (Lc 9.10-17) declarou que Jesus era o Cristo "Ungido de Deus (Lc 9.20), no entanto ao caminho do Gólgota fica apenas como espectador, assistindo a Jesus sendo levado, a ponto de o negar por três vezes "Não sei o que dizes..não o conheço"(Mt26.70
Judas também era um dos doze discípulos e não diferente como espectador, assistiu Jesus sendo levado pelos soldados romanos, queria apenas aproveitar, vigiava a Jesus; na sua posição visava apenas lucros, mercenário, combinou com os principais sacerdotes e os capitães, concordando em receber dinheiro para poder entregar a Jesus (Lc 22.3-6); Na ocasião em que Maria em Betânia ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos, repreendeu a Jesus dizendo, por que a mulher não vendeu o perfume para dar aaos pobres, mas porque ele tomava conta da bolsa de dinheiro e tirava o que nela se lançava (Jo 12.6).
Os ladrões que foram crucificados no mesmo momento que Jesus como espectadores falaram com Jesus, um querendo exigir..."não és tú o Cristo? salva-te a ti mesmo e a nós também; o outro, apresentava-se rendendo à Jesus e crendo que Ele era o filho de Deus, "...Mestre lembra-te de mim quando vieres no teu reino."
Muitos outros assistiram a Jesus em várias ocasiões no seu ministério terreno e na via dolorosa, quem não via aquele quadro cruel: Os pretores romanos, a multidão, o inferno...mas também os céus e todo oseu exército estava em prontidão. No momento em Jesus declara Pai está consumado, nas tuas mãos entrego o meu Espírito (Jo 19.30), cumprindo então o que foi dito pelo profeta Isaías "Tragará a morte para sempre e assim, enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos e tirará de toda a terra o opróbrio do seu povo, porque o Senhor falou"(25.8) e o Apóstolo Paulo escreve à igreja em Corinto em sua 1ª carta "tragada foi a morte pela vitória"(15.54b)
Espectador é todo aquele que assiste a um acontecimento
Muitos como espectadores também assistiram a Noé e zombaram dele; a Abraão e também zombaram dele; negaram os profetas; desafiaram os reis da parte de Deus e perseguiram aos discípulos.
E hoje? Como você vê a Jesus?
que seja sempre amando, cuidando e zelando do nome de Cristão
Muitos assistiram o maior acontecimento da história que culminou em sua morte e ressurreição, e voltará para levar a sua igreja, sua noiva, e Ele nos deu uma responsabilidade de sermos não apenas ouvintes, mais praticantes, não apenas assistir mais testemunhar.
Lucas 24.48 "Vocês são testemunhas destas coisas". Que Deus possa contar com você não apenas como um espectador, mas também como uma testemunha.

Deus te abençõe sempre

Pr. Marcílio G. Marinho

2 comentários:

  1. Prezado apóstolos das nações Pr. Marcílio,]
    excelente texto. Creio que a igreja precisa deixar de ser expectadora da história e tornar um agente ativo com uma poderosa obra de evangelização e missões. Assim verá o crescimento do Reino e os sinais prometidos em Mc. 16. Que o Senhor desperte sua igreja para este momento crítico que vivemos e o faça no poder do Espírito.
    Um forte abraço.
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  2. grande apóstolo...saudades do irmão...esperamos tê-lo aqui conosco...não esquecemos do senhor...grande amigo
    abração

    ResponderExcluir

Perseverança, Experiência, Esperança

 Perseverança, Experiência, Esperança  Por Pr. Marcílio Gomes Marinho "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribu...