sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Perseverança, Experiência, Esperança



 Perseverança, Experiência, Esperança
 Por Pr. Marcílio Gomes Marinho

"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." Romanos 5:3-5

"Gloriamos nas tribulações..."  A glória autêntica em Deus é a expressão livre de uma alma pura; e toda a verdadeira fé leva o inquiridor sincero na direção divina. O Crente, se gloria em Deus, a fonte eterna, perfeito em toda bondade. Neste mundo de miséria teremos tribulações e quanto maiores forem elas, melhores discípulos seremos nós. Jesus profetizou a esse respeito, João 15:20 "Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa."; os apóstolos cumpriram essa profecia em suas vidas, e se gloriaram nela, Atos 5:41 "Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus.", Jesus ensinou-nos a gloriar-nos em perseguições, contanto que soframos por amor a justiça, "Bem aventurado os que choram, porque serão consolados" Mt 5:4 e "Bem aventurado os que sofrem perseguição por causa da justica, por que deles é o reino dos céus; Bem aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e , mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exutai e alegrai-vos, por que grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós". Mt 5:10-12; não é glória no sofrimento como tal, mas conforme a bíblia nos ensina:
1) Por que consideramos uma honra sofrer por Cristo; 
2) Por que regozijamos na manifestação do poder de Cristo no sustento e no livramento; 
3) Por que tais sofrimentos se tornam meios de santificação e preparação para maior utilidade. Cuidemos, para não sofrermos por motivo de nossa perversidade,  "Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como oque se entremete em negócios alheios."I Pedro 4:15, e assim nos ensina a palavra de Deus, que a tribulação produz: 

1. Perseverança - Constância, firmeza, pertinácia, não desiste da sua intenção ou vontade. Ao invés de perseverança algumas traduções preferem "paciência", trata-se da perseverança espiritual, que tem como resultado o aprofundamento e aprimoramento do caráter cristão. De fato o que atribulação consegue fazer é dar oportunidade ao Espírito Santo de transformar a pessoa mais de acordo com a imagem de Jesus Cristo. Pessoas que sofreram bastante em períodos formativos de sua vida tem a tendência de serem bem mais resilientes, capaz de superar, de recuperar de adversidades quando adultas; são capazes de serem guerreiras e se erguerem perante as dificuldades em vez de desmoronar e se perder. Lucas 8:15; Romanos 2:7 Efésios 6:18

2. Experiência - Ato de experimentar, provar, ter vivido aquela situação. A palavra "...experiência..." no original grego, é usada para indicar o "processo" legal em tribunal, que é também a "prova", "Como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade." II Co 8:2, do "resultado" do julgamento, ou seja, a aprovação, "Mas bem sabeis qual a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai." Fp 2:22, assim sendo, neste texto provavelmente tem por intuito indicar a "integridade provada" o estado de quem já foi aprovado, no teste de todas as experiências difíceis. Alguns tradutores também dizer "caráter" para esse vocábulo grego. Ora a tribulação, quando corretamente utilizado e suportada com o auxílio do Espírito Santo é aplicada à vida interior, produz aquela rara obra de arte, produzida pelo Espírito Santo, uma personalidade humana que se assemelha ao Senhor Jesus Cristo. E disso surge um Crente útil para si mesmo, útil para Deus e útil para seus semelhantes. Is 53:3"...experimentado nos trabalhos..."; "porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, por que é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como omal." Hb 5:13,14

3. Esperança - Disposição do Espírito que confia, com expectativa, algo que se há de realizar ou suceder. É verdade que a "esperança" não aparece na lista do fruto do Espírito Santo, em Gálatas 5:22,23 que diz: " mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longaminidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei." Mas não há que duvidar que, juntamente com a fé e com o "amor" ela é também fruto do Espírito Santo, I Coríntios 13:13 "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. Bastaria esse versículo para mostrar-nos a magnitude da importância da "Esperança", que figura entre as duas outras qualidades cardeais do caráter cristão. Expectativas decepcionam porque estão baseadas em pessoas. A Esperança se baseia no caráter de Deus, "Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência esperamos." Rm 8:24-25; "Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração". Rm12:12; Na carta de Paulo aos Colossenses 1:27 nos diz:"Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperançada glória." Assim  o evangelista João, da parte de Deus, expressa "E qualquer que NEle tem esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro" 
I João 3:3. 
A Esperança é uma doação da graça de Deus, sendo implantada quando da regeneração; porém, pode aumentar e abundar, tornando-se forte e viva, através da experiência do amor, da graça, da misericórdia, poder e da fidelidade a Deus.

"...porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado."

O Amor é a força por detrás de todos os dons espirituais, sendo maior que qualquer um deles, isoladamente ou em conjunto. I Coríntios 13
    "Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino. Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada. Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada. Quem ama é paciente e bondoso.
      Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno. Existem mensagens espirituais, porém elas durarão pouco. Existe o dom de falar em línguas estranhas, mas acabará logo. Existe o conhecimento, mas também terminará. Pois os nossos dons de conhecimento e as nossas mensagens espirituais
   são imperfeitos. Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é imperfeito desaparecerá. Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança
   e pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança. O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus. Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor."  Sem o amor nada somos.

Desta forma cabe a nós em toda caminhada aqui na terra, servindo a Jesus o nosso Senhor, estarmos certos de que "...a tribulação produz a paciência, e a paciência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado."

    Fonte: R N Champlin e Bíblia de  Estudo do Discipulado SBB    













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Perseverança, Experiência, Esperança

 Perseverança, Experiência, Esperança  Por Pr. Marcílio Gomes Marinho "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribu...